segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hipertensão Arterial



A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é um problema mundial de saúde pública, o maior fator de risco para as doenças cardíacas, e a maior causa de morbidade e mortalidade em pacientes. Em 2001 cerca de 70 milhões de pessoas morreram por causas ligadas a Hipertensão.
A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para evitar a doença
O tratamento se baseia nos medicamentos e no incentivo a mudanças nos hábitos de vida, como uma alimentação saudável e a pratica de exercícios. O sucesso do tratamento aumenta quando há a combinação destas duas estratégias.
O que desejo chamar atenção neste assunto é a eficiência dos tratamentos propostos para os portadores de hipertensão. Apesar do aparecimento de novos medicamentos a cada dia, a taxa de controle da doença é muito baixo. Estima-se que apenas um terço da população hipertensa tenha sua pressão controlada (140X90 mmHg), ou seja, o tratamento não está funcionando.
A explicação para este fato está na concentração do tratamento apenas no medicamento, continuamos sedentários, obesos, estressados... Buscamos a solução sempre mais fácil, usa-se um remédio e não muda-se mais nada.
Por isso cuidado, faça uma medida periódica de sua pressão, mude seus hábitos, pratique esporte, faça uma alimentação saudável, controle o estresses. Lembre-se, o médico cuida da doença, você pode cuidar da sua saúde procurando um Educador físico, um nutricionista, um psicólogo.
Seu coração e as pessoas que te amam agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário