segunda-feira, 13 de julho de 2009

Eduardo Galeano I

Pequeno texto de Eduardo Galeano publicado no site Agência Carta Maior.
A publicidade quer nos fazer fazer acreditar que podemos exercer a essência do ser humano, através do consumo. Nós somos por natureza contestadores, rebeldes, inquietos, solidários, livres... Sabendo disso, os publicitários, de forma inteligente, tocam exatamente no ponto.
Quer ser livre? Pensar diferente? Consuma Apple que você será.
A realização de nossa essência não está no consumo e sim na relações interpessoais. Podemos exercer e realizar todos os nossos desejos e "vontades subjetivas" não através do material. Nos realizaremos através das pessoas, lutando pela liberdade de que está "preso", contestando o estado de desigualdade que vivemos, solidarizando com que mais precisa... É este caminho que devemos percorrer, para aí sim exercer a nossa solidariedade, inquietação, rebeldia, liberdade...

Eduardo Galeano
Hoje em dia, a publicidade tem a seu cargo o dicionário da linguagem universal. Se ela, a publicidade, fosse Pinóquio, seu nariz daria várias voltas ao mundo.

“Busque a verdade”: a verdade está na cerveja Heineken.
“Você deve apreciar a autenticidade em todas suas formas”: a autenticidade fumega nos cigarros Winston. Os tênis Converse são solidários e a nova câmara fotográfica da Canon se chama Rebelde: “Para que você mostre do que é capaz”.
No novo universo da computação, a empresa Oracle proclama a revolução: “A revolução está em nosso destino”.
A Microsoft convida ao heroísmo: “Podemos ser heróis”.
A Apple propõe a liberdade: “Pense diferente”.
Comendo hambúrgueres Burger King, você pode manifestar seu inconformismo: “Às vezes é preciso rasgar as regras”.
Contra a inibição, Kodak, que “fotografa sem limites”.
A resposta está nos cartões de crédito Diner's: “A resposta correta em qualquer idioma”.
Os cartões Visa afirmam a personalidade: “Eu posso”.
Os automóveis Rover permitem que “você expresse sua potência”, e a empresa Ford gostaria que “a vida estivesse tão bem feita” quanto seu último modelo.
Não há melhor amiga da natureza do que a empresa petrolífera Shell: “Nossa prioridade é a proteção do meio ambiente”.
Os perfumes Givenchy dão eternidade; os perfumes dão eternidade; os perfumes Dior, evasão; os lenços Hermès, sonhos e lendas.
Que não sabe que a chispa da vida se acende para quem bebe Coca-Cola?
Se você quer saber, fotocópias Xerox, “para compartilhar o conhecimento”.
Contra a dúvida, os desodorantes Gillette: “Para você se sentir seguro de si mesmo”.

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